Pular para o conteúdo

Saiba como aumentar a durabilidade dos pneus

maio 17, 2016

A moto, diferente do automóvel, tem apenas duas rodas. Então, se existe um item nela que você precisa ter certeza que está em boa condição é o pneu, pois, se um deles falhar… Você poderá ter sérios problemas e um gasto muito maior do que se tivesse trocado de pneu velho, ou cuidado melhor dos pneus para a vida útil não ter sido reduzida.

par-pneu-michelin-road-2-120180-hornet-cbr-srad-ninja-xj6-6412-MLB5063878236_092013-O

Separamos algumas dicas para que seus pneus tenham maior durabilidade e que você siga sempre com segurança, curtindo sua motocicleta. Anote aí!

1) Utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante da motocicleta. Salvo raras exceções, compromete a segurança da moto, além de aumentar o consumo de combustível.

par-pneu-pirelli-diablo-180-120-cbr-600-rr-f-hornet-cb1000-570101-MLB20257192111_032015-O

2 ) Utilizar o pneu indicado para cada tipo de solo. Os pneus para asfalto tem maior quantidade de borracha na banda de rodagem, enquanto pneus para terra tem menos borracha e gomos maiores, que ajudam a aumentar a aderência no asfalto irregular.

3) Observar periodicamente o indicador de desgaste da rodagem, que no pneu está indicado na lateral bem perto do ombro com a sigla TWI (ou com o símbolo ?). Este indicador mostra o momento adequado da troca quando o desgaste está próximo ou atinge o indicador na banda de rodagem.

twi

4) Não permitir o contato do pneu com solventes ou produtos derivados de petróleo.

5) Evitar direção agressiva com freadas fortes e arrancadas bruscas, mantendo atenção especial a buracos e imperfeições no solo.

6) Adequar semanalmente a pressão dos pneus com os valores indicados no manual do proprietário. Não esquecer de alterar a pressão se for dirigir com carona. A pressão sempre deve ser medida com os pneus frios. Pneu com baixa pressão tem maior contato com o solo e, consequentemente, maior atrito, exigindo mais potência do motor e aumento do consumo de combustível.

7) Na montagem dos pneus, cuidar para que o mesmo não seja danificado. Quadro e rodas devem estar alinhados e retos, lembre-se de trocar a câmara de ar, quando o pneu a utilizar. Assim como o pneu, a borracha da câmara de ar sofre desgaste e a troca previne problemas de vazamento de ar. Após a troca dos pneus, é recomendado checar o balanceamento das rodas.

normal_CB%201000R_detalhe_2%20(Large)

8) Nunca submeter o pneu (e a moto) a sobrecarga, pois além de comprometer a segurança na pilotagem, aumenta o desgaste do pneu.

Saiba mais com nossa equipe técnica: Novo Hamburgo (51) 3533.5522 e Caxias do Sul (54) 3028.5522

© Fornecido por Motor Press Brasil Editora Ltda

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: